o modelo RGB é um modelo aditivo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias:
vermelha(Red),verde (Green) e azul (Blue).
Em termos técnicos, as cores primárias de um modelo são cores que não resultam da mistura de nenhuma outra cor.
Qualquer cor no sistema digital é representada por um conjunto de valores numéricos.

Por exemplo, cada uma das cores do modelo RGB pode ser representada por um dos seguintes valores: decimal de 0 a 1, inteiro de 0 a 255, percentagem de, 0% a 100% e hexadecimal de 00 a FF. 0 quadro 2 mostra a correspondência entre valores nos vários formatos.

A figura 3.4. mostra um cubo que representa o modelo de cor RGB, usando um sistema de coordenadas cartesianas para especificar as diferentes cores, que variam de 0 a 1.
Como o modelo RGB é aditivo, a cor branca corresponde à representação simultânea das três cores primárias (1,1,1), enquanto que a cor preta corresponde à ausência das mesmas (0,0,0).
A escala de cinzentos é criada quando se adicionam quantidades iguais de cada cor primária, permanecendo na linha que junta os vértices preto e branco.
Aplicações
As
aplicações do modelo RGB estão associadas à emissão de luz por
equipamentos como monitores de computador e ecrãs de televisão. Por
exemplo, as cores emitidas pelo monitor de um computador baseiam-se no
facto de o olho e o cérebro humano interpretarem os comprimentos de onda
de luz das cores vermelha, verde azul. Por isso, estas são emitidas
pelo monitor, que combinadas podem criar milhões de cores.
O monitor CRT
é essencialmente um tubo de raios catódicos (CRT- Catodic Ray Tube) Que aloja um canhão de electrões e que é fechado na frente por um vidro, o ecrã, revestido internamente por três camadas de fósforo. Para gerar uma cor, os monitores coloridos precisam de três sinais separados que vão sensibilizar os respectivos pontos de fósforos das três cores primárias.

O monitor CRT
é essencialmente um tubo de raios catódicos (CRT- Catodic Ray Tube) Que aloja um canhão de electrões e que é fechado na frente por um vidro, o ecrã, revestido internamente por três camadas de fósforo. Para gerar uma cor, os monitores coloridos precisam de três sinais separados que vão sensibilizar os respectivos pontos de fósforos das três cores primárias.
Resolução e tamanho

Uma
imagem digital é uma representação discreta, isto é, constituída por
píxeis (píxel - picture element). O píxel, normalmente um quadrado, é a
unidade elementar de brilho e cor que constitui uma imagem digital
(fig.3.6.). Assim, a definição de resolução de uma imagem é entendida
como a quantidade de informação que a imagem contém por unidade de
comprimento, isto é, o número de píxeis por polegada, ppi (pixels per
inch).
A resolução da imagem pode também ser definida, de forma imprópria, pelo seu tamanho, ou seja, pelo número de píxeis por linha e por coluna.
A resolução de uma imagem digital determina não só o nível de detalhe como os requisitos de armazenamento da mesma. Quanto maior a resolução de uma imagem maior será o tamanho do ficheiro de armazenamento.
O nível de detalhe de uma imagem depende da informação de cada píxel. Cada píxel é codificado de acordo com a cor e o brilho que representa, isto é, ocupa em memória um número de bits que varia de acordo com o número de cores, tons de cinza e brilho definido para uma determinada imagem.
Profundidade de cor
A profundidade de cor indica
o número de bits usados para representar a cor de um píxel numa imagem.
Este valor é também conhecido por profundidade do píxel e é definido
por bits por píxel (bpp). O quadro 4 mostra a relação entre o número de
bits e o número de cores que podem ser produzidas. Mostra também os
respectivos modelos de cor e padrões gráficos utilizados em monitores e
placas gráficas.
A profundidade de cor das imagens varia com o número de cores presentes na imagem.
No modelo RGB, com a profundidade de 24 bits existe a possibilidade de escolher 16,7 milhões de combinações de cor (quadro 4). Embora o olho humano não possa identificar estes 16,7 milhões de cores, este número de combinações permite variações ténues que dão a impressão de imagens com aspectos muito reais.
Com uma profundidade de 32 bits, apenas são endereçadas 65 536 cores. Este é um modo gráfico especial usado pelo vídeo digital, animação e jogos para levar a cabo certos efeitos. Neste caso, os 8 bits extras (Alpha Channel) não são utilizados para representar cores, mas, por exemplo, poder indicar o grau de transparência que o píxel deve ter quando a imagem, à qual ele pertence, é sobreposta com outra imagem.
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