· Linearidade:
A linearidade multimédia pode ser entendida como o facto do utilizador
apenas receber a informação que é transmitida pelo computador, não
podendo alterá-la nem decidir como a acção se desenrola.
Esta é a forma de aprendizagem mais utilizada, o professor ensina e o aluno limita-se a recolher a informação.A linearidade mede a variação da
tendência para diferentes valores de referência na faixa de interesse. A
linearidade é avaliada via a inclinação da reta formada pelos
diferentes valores de referência em relação a respectiva tendência.
Quanto menos inclinada a reta, melhor será a qualidade do sistema de
medição.
Vantagens:
Desvantagens:
A linearidade torna-se muito mais monótona para o utilizador do que a não linearidade. Pode também ser mais difícil para o utilizador aprender a utilizar a linearidade pois não tendo interacção com a máquina não lhe é tão fácil aprender, estando limitado a assistir.
Ex:
-Um espectador de televisão não pode alterar a sequência da apresentação, embora possa alterar certas definições como o volume e a luz, está limitado apenas a assistir ao que é transmitido. Apesar da evolução das tecnologias de TV tenha tornado possível ao espectador visualizar aspectos como o resultado de um jogo de futebol ou a disposição da equipa em campo de um jogo que esteja a ser transmitido continua limitado a apenas ver o jogo sem poder decidir o resultado.
· Não-Linearidade:
iste não-linea ridade multimédia quando o utilizador não está limitado a receber as informações que o computador lhe envia, pode interagir com ele e
A não-linearidade torna a aprendizagem mais fácil para o utilizador, pois ele interage com o computador e com o que está a prender. Resumidamente “é a fazer que se aprende”.
Desvantagens:
Pode ser mais confuso para o utilizador interagir num ambiente não-linear, podendo “perder-se” no sistema, devido a ser ele que escolhe um de vários caminhos que tem à sua disposição.
Ex:"Um dos maiores desafios do software educativo multimédia é o seu potencial modo não-linear de tratar a informação que fortemente contrasta com o processo tradicional de ensinar e aprender passo a passo. "
Sem comentários:
Enviar um comentário